João Vitor-Fisioterapeutas do Sorriso

11/11/2011 12:19

Olá Colegas!

 

O entrevistados de hoje é João Victor Maciel Mendes, estudante do primeiro ano de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília-Santos, SP, 22 anos, mora em Praia Grande-SP, é integrante do projeto FISIOTERAPEUTAS DO SORRISO.

Sociedade de Fisioterapia Hospitalar: João Porque escolheu a Fisioterapia?

 

João Victor diz: Porque é uma profissão linda e apaixonante. É uma área imensa onde podemos utilizar de várias técnicas para restabelecer a condição física e mental do paciente. É como um sacerdócio, uma tarefa difícil, redescobrimos nossa essência e nossa fé. O amor e apaciência, determinação e perserverança movem essa profissional. Transformamos a dor em valor à vida, transformamos incredulidade em movimento.

 

Sociededade de Fisioterapia Hospitalar: Qual a definição para Fisioterapeutas do sorriso?

 

João Victor: fisioterapeutas do sorriso são acadêmicos de fisioterapia da universidade santa cecília que através de meio lúdicos, terapêuticos e música, levam sorrisos, amor, carinho e esperança para pessoas que estão passando por momentos difíceis sejam eles sociais ou patológicos.

 

Sociedade de Fisioterapia Hospitalar: Quem é/são os idealizadores do projeto?

 

João Victor: A fundadora do projeto foi Maria de Nazaré Cerejo em 2001. Hoje a responsável pelo projeto é a Diretora de Social e Lazer do Diretório Acadêmico Eugênio Lopez Sanchez - Faculdade de Fisioterapia/UNISANTA , auxilio na parte de divulgação do projeto, a atual  diretora é a MICHELLE DIDONE

 

Socieddade de Fisioterapia Hospitalar: Porque da criação do projeto?

 

João Victor: A criação do projeto surgiu durante a apresentação do filme Patch Adams - O amor é contagioso durante uma aula de Cidadania e Ética em 1999 pelo professor Rivaldo Novaes. Então a Maria de Nazaré Cerejo se encantou com o conceito de ajudar ao próximo. A criação se deu pelo motivo de poder sensibilizar e humanizar os alunos de Fisioterapia e poder ajudar a comunidade onde vivemos, tendo em vista que a alegria, dedicação e amor auxilia muito no processo de recuperação de um paciente.

 

Sociededade de Fisioterapia Hospitalar: Quais as instituições que vocês atuam?

 

João Victor: Atuamos em vários locais: Tais como creches, hospitais, escolas, asilos, casas de repouso. Nos hospitais em alas de pediatria e oncologia do Hospital Santo Amaro e Hospital Guilherme Álvaro e em igrejas e instituições religiosas também que atendem pessoas carentes.

 

Sociededade de Fisioterapia Hospitalar: Como é visto o trabalho dos Fisioterapeutas do Sorrido dentro destas instituições?

 

João Victor :Muito importante para a recuperação do paciente, pois com os sorrisos, brincadeiras, alegrias, os pacientes e assistidos fogem um pouco da realidade difícil de estar internado ou passando por momentos difíceis e creêm num desenvolvimento melhor.da suas condições de saúde e psicológicas. Assim dando motivação e esperança para eles seguirem em frente e não desistirem nunca.

 

Sociededade de Fisioterapia Hospitalar: Quantas vezes por mês é realizado o projeto?

 

João Victor : pelo menos 1 vez por semana

 

Sociededade de Fisioterapia Hospitalar: Quem tiver interessado em contribuir, como pode ser feito?

 

João Victor : Podem ajudar através de colaborações em materiais enviados por correios. Não pedimos nem aceitamos dinheiro. Materias tais como: maquiagem, brinquedos, bexigas, etc. Nosso plano é expandir o projeto para outras cidades. Outra forma é contagiar amigos e quem sabe podemos estar levando o projeto para outro estado.

 

Sociededade de Fisioterapia Hospitalar: e no seu estado quem quiser fazer parte podefalar com quem?

 

João Victor: Clínica Universitária de Fisioterapia, Rua Cesário Mota, 8 - 1º andar, BLOCO E, Santos - SP. pode entrar em contato pelo email: fisioterapeutasdosorrisosantos@live.com ou pelo telefone: (13) 9631-6658, qualquer profissional pode fazer parte do projeto, não precisa ser aluno ou profissional de fisioterapia

 

João Vitor

 

Fisioterapeutas do Sorriso